fbpx

O que é IdP: importância, tipos e como funciona

Um cadeado fechado sobreposto a um código de programação

Na hora fazer o gerenciamento e armazenamento de identidades digitais, um recurso muito vantajoso é um IdP (provedor de identidade).

Ao verificar usuários e certificar sua identidade, o provedor realiza diversos testes com combinações de nomes e senhas para fazer a checagem. Além disso, ele também fornece uma lista de identificações que pode ser verificada por outros serviços.

Além da presença digital humana, estes provedores podem também realizar autenticação de bots, assim como qualquer tipo de dispositivo ou usuário ligado a uma rede.

Para aprender mais sobre IdPs, acompanhe nosso artigo abaixo:

Provedor de identidade (ldp)

O que é

Um IdP é uma ferramenta para autenticação de identidade de usuário online. Ela cria, armazena e gerencia identificações digitais. 

O serviço que ela realiza pode ser visto quando você usa sua conta do Google para se cadastrar e fazer login no Instagram. O provedor, nesse caso, é o próprio Google que identifica sua autenticidade para criar a conta na outra rede social.

Sempre que você faz login em um site, é usado um IdP.

Como funciona 

Para realizar a autenticação, o IdP verifica fatores que são usados para checagem de identidade do usuário.

Esses fatores são ligados para buscar seu nome e senha e o dispositivo é usado para entrar na rede e realizar uma varredura para identificar quem você é. 

Para que essa identificação funcione, é necessário também utilizar um SSO ou provedor de serviço.  Este é um local único em que logins podem ser realizados de uma só vez.

Normalmente, SSOs usam IdPs na verificação e autenticação do usuário, mas os serviços são separados. O provedor de serviços é visto como um intermediário neste processo, não armazenando os dados dos usuários.

Embora na maior parte dos casos exista essa separação, muitas vezes estes vêm do mesmo provedor. O problema é que quando isso acontece, a rede fica muito mais vulnerável a ataques, possibilitando a forja de autenticação.

Importância

A importância do IdP está ligada no quão relevante é o rastreamento da identidade digital na tecnologia. Com ela, é possível saber quem pode e quem não pode acessar certos dados de maior sensibilidade.

Além disso, o provedor também proporciona o armazenamento seguro de dados,  o que impede seu uso por invasores. 

Registros de identidades de usuários também precisam ser armazenados de forma segura para garantir que os invasores não possam usá-los para personificar os usuários. Esse trabalho também é realizado pelo IdP, que possui precauções para manter a proteção.

Benefícios 

Existem vários tipos de benefícios no uso de um IdP, para saber todos eles veja os seguintes itens: 

Autenticação 

A garantia de um acesso seguro é um dos principais benefícios do uso do IdP. Isso é garantido pelo processo de autenticação da ferramenta, que evita riscos.

Gerenciamento simplificado

Ficar criando diversos usuários e senhas é complicado, e geralmente é um incômodo. Os provedores evitam isso, possibilitando o login único.

BYOI

BYOI significa Bring Your Own Identity, ou traga sua própria identidade, em português. Este basicamente faz uso de credenciais únicas para acesso em diversos serviços. O IdP viabiliza essa prática mantendo um alto nível de segurança.

Saiba o que é gerenciamento de identificação e acesso

O IAM, ou gerenciamento de identificação de acesso, trabalha com uma série de estruturas que garantem que certos recursos possam ser utilizados por diferentes usuários.

Este conceito trabalha com a ideia de entidades, que seriam o “quem” está acessando, podendo ser usuários humanos ou dispositivos. O IAM garante uma conexão segura das entidades.

Para utilizar essa tecnologia, tudo que é feito deve ter como base a confiabilidade das identidades digitais. Isso é feito a partir de autenticação, autorizando usuários ou dispositivos a acessarem diferentes plataformas mantendo sua segurança.

Este processo é contínuo e requer diversas adaptações com o tempo, para  manter a proteção e a segurança.

Entenda como um provedor de serviços funciona com o IdP

Além do provedor de identidade, foi muito mencionado o provedor de serviços, mas como exatamente esses dois funcionam juntos?

O provedor de serviços é quem fornece a informação para o acesso, ao mesmo passo que o IdP faz seu trabalho de autenticação dos usuários. 

A ação conjunta dos provedores e o IdP possibilita a autenticação em diversos domínios, pois são usadas as identidades armazenadas pelo provedor, facilitando essa entrada.

Fluxo de trabalho do IdP

Os IdPs funcionam com um fluxo de trabalho, entenda ele aqui: 

Solicitação

A primeira fase é a de solicitação. Nessa etapa, o usuário precisa fornecer alguma informação ligada a sua identidade, normalmente seu nome de usuário, senha, ou alguma outra forma de identificação.

Verificação

Após a entrada da informação sobre a entidade, o provedor de identidade começa a verificar se existe um acesso e o que é possível acessar.

Desbloqueio 

Após o fim do processo já se sabe quem é o usuário e o acesso disponível a ele. Com isso, é desbloqueada essa informação à entidade.

Tipos de provedores 

Ao longo desse artigo mencionamos muito o SSO. Essa sigla significa e Single Sign Out, ou Autenticação Única em português, e é um tipo de provedor. Além deste, também existe o provedor SAML, ou Security Assertion Markup Language. Aprenda sobre estes abaixo:

SAML

O SAML é um padrão que auxilia o trabalho dos IdPs. Ele dá a permissão para o provedor de identidade passar credenciais de autorização de acesso aos provedores de serviço.

Isso possibilita o uso de um conjunto de credenciais que consegue realizar entrada em diferentes meios online, o que simplifica o gerenciamento de logins.

SSO 

O fator principal para permitir  o uso de diferentes sistemas com a mesma senha ou login é o SSO.

Essa ferramenta é essencial para o acesso a diversas plataformas providas pelo mesmo SSO com um mesmo nome, senha ou outra forma de se identificar.

Por que escolher a Whom

A Whom é uma startup especializada no gerenciamento de certificados digitais. Oferecemos uma solução SaaS que realiza a gestão por níveis de acesso e monitoramento de atividades realizadas pelos usuários usando o certificado digital.Está em busca de uma solução para manter os dados do seu certificado digital seguros? Escolha a Whom para te ajudar.

Compartilhe:

Faça seu cadastro


Fale com um especialista

Entre em contato conosco preenchendo o formulário.