fbpx

Sustentabilidade empresarial: conceito, vantagens e importância

foto sobre sustentibilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é uma mudança de mentalidade dos negócios, que passam a se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em que estão inseridos, e não apenas com lucros.

A sustentabilidade já é, há algumas décadas, um tema de muita atenção popular. O motivo é claro: trata-se da preservação do meio ambiente e como pessoas e negócios podem contribuir para isso. No caso das organizações, a sustentabilidade empresarial é cada vez mais tema das pautas gerenciais.

O impacto da ação humana sobre o meio ambiente é um tema de extrema importância na sociedade ultimamente. Hoje, é possível senti-lo de diversas maneiras: no derretimento das calotas polares, no aumento nos níveis dos oceanos, no aquecimento global, etc.

Diante desse cenário, a sociedade tem se mobilizado para construir soluções que reduzam esse impacto e promovam uma relação saudável com a natureza. Essa missão também engloba as empresas, consumidores, governos e outras instituições sociais.

Tudo isso torna a sustentabilidade empresarial um tema extremamente urgente. Criamos esse conteúdo para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é sustentabilidade empresarial, sua importância e como tornar seu negócio mais responsável com o meio ambiente. Continue essa leitura e entenda tudo sobre o tema!

Chave Criptográfica: o que é, importância e tipos 

O que é a sustentabilidade empresarial?

O que é a sustentabilidade empresarial

Antes de falar sobre a sustentabilidade empresarial, é importante definirmos a sustentabilidade. Ela é a capacidade que o ser humano tem de suprir suas necessidades atuais sem prejudicar a capacidade das próximas gerações de fazerem o mesmo.

Diante disso, a sustentabilidade empresarial é uma estratégia que visa a reorganização de processos corporativos para que, ao produzirem e comercializarem seus serviços e bens, as empresas não prejudiquem o meio ambiente e consigam, ainda assim, crescer no âmbito econômico.

É uma mudança de mentalidade, que deixa para trás a ideia de obter o máximo de lucro no curto prazo, e passa a priorizar o crescimento de longo prazo a partir da aplicação de métodos sustentáveis.

Seu objetivo é auxiliar as empresas a estruturarem seus processos internos, implantando práticas sustentáveis em sua rotina e garantindo bons resultados que contemplem as esferas social, ambiental e econômica, e não apenas a financeira.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

Por meio da sustentabilidade empresarial, fatores de produção podem ser mantidos com constância com o passar do tempo. Adotar práticas sustentáveis no âmbito empresarial é fundamental para que a empresa consiga responder a momentos de crise que possam surgir.

Isso porque uma atitude sustentável ajuda a manter a economia ativa e estável no interesse global. Além disso, a implantação da sustentabilidade ajuda a transformar a cultura organizacional.

Isso porque a empresa assume o compromisso de usar os recursos naturais de forma responsável e garantir que colaboradores, fornecedores, clientes e todos os envolvidos em seus processos sejam tratados com justiça e respeito.

O que é o tripé da sustentabilidade empresarial?

O tripé da sustentabilidade foi criado na década de 1990 por John Elkington, que é considerado o pai da sustentabilidade corporativa. O autor define que a sustentabilidade deve ser baseada em três pilares. São eles:

  1. Pilar econômico

Relacionado a medidas sustentáveis que ajudem a aumentar a produtividade e os lucros das empresas enquanto colaboram de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, as empresas devem desenvolver ações para reduzir custos e desperdícios.

  1. Pilar social

Relacionado a medidas como a criação de um ambiente de trabalho positivo e saudável. As empresas podem tomar ações como boa remuneração, capacitação profissional, relação respeitosa com todos e transparência entre empresa e consumidores.

  1. Pilar ambiental

Relacionado à iniciativa da empresa em buscar soluções para repor os recursos naturais utilizados em seu dia a dia para reduzir seus impactos no meio ambiente. Para isso, as empresas devem se adequar às legislações ambientais, controlar a emissão de gases poluentes e investir em ações para preservar a flora e a fauna, e reduzir a poluição da água.

Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Até aqui, falamos de diversos aspectos positivos da sustentabilidade empresarial, mas você consegue visualizar o impacto que esse tipo de ação pode trazer ao seu negócio? Então, confira alguns dos principais:

Redução de custos com a produção

Usar diferentes fontes de energia e soluções operacionais sustentáveis gera uma economia de recursos direta para a empresa. Além disso, ações preventivas, como tratar efluentes antes de descartá-los em mananciais, podem evitar multas, sanções e penalidades legislativas.

Contribui para a preservação do planeta

Ao adotar boas práticas e ações sustentáveis, as empresas conseguem criar uma cultura proativa e positiva em seus processos corporativos para reduzir os impactos no meio ambiente.

Fortalece a imagem do negócio 

O comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Hoje, eles buscam por empresas éticas, conscientes e sustentáveis, e não se importam de pagar mais em um produto e serviço que realmente atenda a esses critérios.

A adoção de práticas sustentáveis na rotina do negócio é uma forma de melhorar a imagem da empresa diante de seus clientes, parceiros comerciais, acionistas e do mercado como um todo.

Valorização das ações na Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma iniciativa pioneira que avalia a questão da sustentabilidade nas empresas, com base em itens como: eficiência econômica, justiça social, equilíbrio ambiental e governança corporativa.

Ele é usado para analisar o comprometimento das empresas listadas na Bolsa com a sustentabilidade. Iniciativas como essa aumentam o incentivo para que as empresas invistam em sustentabilidade e se tornem mais atraentes para investidores em potencial.

Contribui para a satisfação dos colaboradores

Práticas sustentáveis também colaboram para que os colaboradores tenham uma experiência mais positiva nas empresas. Isso porque esse tipo de ação demonstra uma preocupação do negócio com o meio ambiente, e envolve valorização e respeito às pessoas que fazem parte da equipe.

Cibersegurança: entenda o que é e como atuar na profissão 

Quais os desafios da sustentabilidade empresarial? 

Apesar de todos os benefícios que a sustentabilidade empresarial traz para os negócios, ainda há diversos desafios e obstáculos em sua implementação. Muitas empresas ainda são relutantes em aplicar as normas ESG.

Isso porque acreditam que não conseguirão aumentar seus lucros, ou ainda, porque não se importam com a redução de impactos no meio ambiente. 

A seguir, você encontrará os principais desafios que você pode enfrentar para implementar a sustentabilidade empresarial em seu negócio.

Investimento inicial

Para implementar iniciativas e mudar processos, as empresas precisam realizar um investimento inicial. Porém, muitas não conseguem enxergar o potencial de recuperação desses valores no médio e longo prazo.

A sustentabilidade propicia a redução de custos, contribui para a valorização do negócio e ajuda a construir uma imagem positiva para a empresa. 

Com isso, novos clientes e investidores passam a se interessar por ela, o que aumenta seu faturamento e faz com que o investimento inicial em sustentabilidade empresarial seja pago.

Transição cultural

Mudanças nunca são fáceis, especialmente quando envolvem o comportamento de muitas pessoas. Porém, para que a empresa se torne mais sustentável, é necessário que a cultura da empresa passe por uma transformação, envolvendo todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e os demais stakeholders.

Para isso, é necessário mudar processos, promover ações de educação e, em alguns casos, mudar os objetivos do negócio. Gerir a transição da cultura organizacional para a sustentabilidade empresarial pode trazer muitos desafios para diversos negócios.

Gerir programas de sustentabilidade

Após passar pela transição cultural, outra dificuldade costuma aparecer: a administração e integração de diferentes programas de sustentabilidade. Isso porque é necessário gerir os processos, medir seu desempenho e analisar sucessos e falhas em cada etapa.

Encontrar especialistas na área

Por fim, a sustentabilidade empresarial vem ganhando espaço no mercado. Apesar disso, ainda existem poucos profissionais especializados no tema para atender às demandas do mercado.

Cada profissional é muito importante e extremamente disputado pelas empresas. Por isso, encontrar mão de obra qualificada pode ser desafiador no atual cenário da sustentabilidade empresarial.

Como a sua empresa pode tornar-se sustentável?

Como a sua empresa pode tornar-se sustentável

1. Seja transparente

O impacto social é uma das principais preocupações das empresas que pretendem tornar suas práticas mais sustentáveis. O primeiro passo para tornar as ações corporativas mais confiáveis é a transparência com os consumidores.

Quando potenciais clientes entendem como os processos internos de sua empresa funcionam, conseguem se conectar e desenvolvem empatia por ela. A transparência também favorece a fidelização de seus clientes no longo prazo.

2. Estabeleça práticas de consumo consciente

A empresa pode começar a desenvolver novos hábitos e aprimorar processos que gerem economia e não prejudiquem a natureza. Confira algumas sugestões de como começar a fazer isso:

Ações voltadas ao consumo de energia

  • Troque todas as lâmpadas da empresa por lâmpadas de LED. Seu consumo de energia é muito menor e a qualidade da iluminação é maior;
  • Desligue e incentive os colaboradores a desligarem os aparelhos eletrônicos das tomadas no fim do expediente;
  • Busque investir em energias limpas, como a solar;
  • Use o ar-condicionado de forma moderada.

Ações voltadas ao consumo de água

  • Busque instalar torneiras com fechamento automático para diminuir o consumo de água;
  • Oriente a equipe de limpeza para que lave o chão e as calçadas usando água de reúso;
  • Busque investir em sistemas de captação de água da chuva ou outra forma de captar água para o reúso.

3. Acabe com pontos de desperdício

Faça uma análise de toda a infraestrutura da empresa para identificar pontos de desperdício de recursos naturais. Caso encontre locais com vazamento de água ou instalações elétricas ineficientes, procure repará-los rapidamente.

Também é importante tomar outras ações, como:

  • Trocar a cor das paredes para que a luz natural possa ser refletida de forma eficiente;
  • Instalar sensores de presença para evitar o desperdício de energia em ambientes com pouca circulação de funcionários.

4. Pratique a coleta seletiva

A separação e coleta de lixo conforme suas características é uma forma simples e eficaz de cuidar do meio ambiente. Os materiais com composição semelhante são armazenados e coletados juntos para facilitar na destinação de cada tipo de resíduo.

Toda a equipe precisa abraçar a causa da coleta seletiva para que o programa seja implementado com sucesso. A empresa pode promover treinamentos que ajudarão os colaboradores a criarem esse hábito na empresa, com reflexos até em suas próprias casas e comunidades.

5. Recicle o que for possível

A reciclagem é uma técnica sustentável que transforma o lixo descartável em novos materiais ou produtos que podem ser novamente utilizados. Seu intuito é reduzir a produção e o acúmulo de rejeitos no meio ambiente.

Ao elaborar um programa de reciclagem, a empresa ajuda a reduzir a quantidade de resíduos e seu impacto na natureza. Essa iniciativa também reduz a retirada de recursos naturais para a fabricação de novos produtos, colabora com a saúde pública e gera empregos no médio e no longo prazo.

6. Esteja em conformidade com as leis e normas ambientais

Garanta que sua empresa conheça e esteja em conformidade com normas ambientais como a Lei Nacional de Resíduos Sólidos e a ISO 14001. Além disso, busque conhecer legislações voltadas à sua área de atuação.

Essa é uma forma de garantir que seu negócio realmente seja sustentável, além de evitar prejuízos decorrentes de sanções e multas, e melhorar a imagem da marca diante do mercado e da sociedade, como um todo.

7. Busque por fornecedores que praticam a sustentabilidade

Para que sua empresa seja vista como sustentável, é fundamental avaliar toda a cadeia de produção, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega das mercadorias aos consumidores, para verificar se os fornecedores também atuam de maneira sustentável.

Analise se suas demandas podem ser supridas por produtores ou empresas locais, e confira se todos eles possuem as devidas certificações ambientais. Também busque verificar se eles tratam os colaboradores com o devido respeito, oferecendo condições de trabalho dignas e adequadas.

8. Ofereça treinamentos aos seus colaboradores

Uma parte fundamental da prática da sustentabilidade empresarial é a conscientização de líderes e colaboradores da empresa. Afinal, é por meio deles que as mudanças acontecerão.

Por isso, os líderes devem estar alinhados e ter convicção a respeito dos valores sustentáveis e da efetividade das práticas ecologicamente corretas. Por isso, é necessário investir em treinamentos e promover grupos de discussões sobre o tema.

A motivação da liderança é de suma importância para a instrução e encorajamento das equipes. Assim, todos se unem para tornar a empresa um local sustentável e favorecer a governança corporativa, melhorando o relacionamento interno e promove uma cultura organizacional colaborativa.

Como a assinatura digital e o certificado digital contribuem para a sustentabilidade empresarial?

Hoje, existem diversos caminhos que as empresas podem seguir na tentativa de se tornarem mais sustentáveis. Porém, uma coisa é certa: todos eles envolvem a adoção de soluções tecnológicas.

Por meio de ferramentas como computação em nuvem, business intelligence, machine learning e data analytics, as empresas conseguem automatizar processos e otimizar suas operações.

A transformação digital traz aos negócios mais dinamismo, menos burocracias e reduz o uso indiscriminado de materiais provenientes de recursos naturais, como o papel. 

Duas soluções básicas para negócios que buscam a sustentabilidade empresarial são os certificados digitais e as assinaturas eletrônicas. Por meio dessas ferramentas, é possível assinar documentos eletronicamente com validade jurídica e toda a segurança.

Além disso, essas soluções trazem diversos ganhos para as empresas, como:

  • Redução da necessidade de deslocamentos, o que também reduz gastos com motoboys e combustível, e com a emissão de gases poluentes na atmosfera nesses trajetos;
  • Possibilidade de firmar contratos mesmo com grandes distâncias físicas; 
  • Redução de burocracia para acessar sistemas e entregar obrigações junto a órgãos governamentais, como a Receita Federal, por exemplo;
  • Redução de gastos com insumos como papel, tinta para impressora e outros relacionados, visto que não é mais necessário assinar documentos físicos.

Conheça as diferenças entre o certificado digital A1 e A3 e descubra qual é a melhor opção para você!

Como as soluções da doc9 te ajudam nessa missão?

Existem diversos caminhos que as empresas que querem se tornar sustentáveis podem seguir. Mas, todos eles têm um ponto em comum: estão relacionados à tecnologia. 

Ao entrar de cabeça na transformação digital, os negócios passam a aderir a uma rotina paperless. Ou seja, aderem a uma cultura organizacional voltada à gestão eficiente e à redução de custos a partir de um ambiente mais organizado e sustentável, por meio da redução do uso de papel. 

O uso de certificados digitais está no centro dessa transformação. Veja como essa ferramenta contribui para um mundo mais sustentável: 

  1. Redução do uso de papel 

Por meio do certificado digital é possível assinar documentos de modo eletrônico, sem a necessidade de usar papel. Na prática, isso significa:

  • Preservação de árvores;
  • Redução de poluentes envolvidos na fabricação do papel;
  • Economia de água, já que cada folha A4 pode gastar até 10 litros de água em sua produção. 
  1. Menos impressões

A tinta da impressora possui elementos químicos que afetam o meio ambiente. Utilizar o certificado digital é uma forma de evitar a propagação desses elementos químicos. 

  1. Redução do impacto ambiental na gestão de documentos 

Com documentos armazenados em sistemas eletrônicos, as empresas não precisam mais de grandes estruturas para organizá-los e geri-los. Com isso, é possível poupar um espaço físico, que pode ser aproveitado de forma mais produtiva.

  1. Menos descarte de materiais e equipamentos

Outro fator importante é a redução do descarte de equipamentos e materiais. Aderir às tecnologias é sinônimo de usar mais a internet, computação em nuvem e recursos digitais, e reduzir processos analógicos.

Com isso, o uso de equipamentos e dispositivos como faz, impressoras e scanners é reduzido. Isso é importante porque todo equipamento eletrônico possui elementos de difícil decomposição, como plásticos, metais e elementos químicos pesados.

  1. Dispensa a necessidade de transportar documentos 

Assinar documentos de qualquer local do mundo, sem a necessidade de deslocamentos, é uma das grandes vantagens da certificação digital. Isso facilita a rotina de trabalho e também reduz a emissão de gases poluentes liberados por automóveis.

  1. Uso potencializado por meio do Whom

Com o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil, o uso desse tipo de documento é ainda mais potencializado. O Whom traz mais segurança aos processos e acessos a sistemas realizados por meio do certificado digital.

Além disso, com o armazenamento do certificado em nuvem, não é necessário usar hardwares como pendrives e smartcards para garantir a segurança do seu documento. Outro ponto importante é que o Whom funciona por meio de uma extensão em seu navegador.

Isso mitiga a necessidade de fazer downloads, mobilizar a equipe de TI para realizar atualizações e alterações no sistema, recompra de novas versões etc. Com isso, o negócio tem mais sustentabilidade financeira e ambiental, além de diversos ganhos na produtividade.

Conheça o Whom e potencialize a sustentabilidade empresarial em seu negócio!

Conclusão

A sustentabilidade empresarial é uma estratégia por meio da qual os negócios buscam reduzir seu impacto no meio ambiente, e influenciar positivamente a sociedade em que estão inseridos.

Uma forma de fazer isso é adotando soluções tecnológicas como os certificados digitais e assinaturas digitais, que conferem validade jurídica a transações realizadas por meio da internet.

Você sabia que o Whom pode tornar mais seguro o armazenamento e o compartilhamento dos certificados digitais em sua empresa? Agende uma conversa com nossos consultores e descubra como!

Continue acompanhando nosso blog para descobrir formas de tornar seu negócio mais sustentável!

Compartilhe:

Faça seu cadastro


Fale com um especialista

Entre em contato conosco preenchendo o formulário.